segunda-feira, 30 de abril de 2012

Um aninho

Meu querido sobrinho, há um ano atrás, enquanto o mundo estava de olhos postos no casamento do William e da Kate, eu assistia emocionada ao teu nascimento.
Mentia-te se te dissesse que gostei de ti mal te vi. Na verdade, eu amei-te mal soube que vinhas a caminho, ainda tu eras do tamanho de um feijão.
Contigo descobri esta forma de amor tão grande que não cabe no peito.
Contigo descobri esta ternura que sinto cada vez que te oiço palrar, cada vez que te vejo sorrir, cada vez que te vejo quieto, atento, enquanto eu falo contigo.
Um dia vais perceber que tu e o R. vieram parar a uma família de mulheres. E rijas que nós somos!
Um dia alguém te vai falar do teu avô G., que nos deixou cedo demais.
Um dia alguém te contará das tuas ascendências judias, do teu passado português, do sangue espanhol que ainda nos corre nas veias, da viagem de barco da tua avó T. até ao outro lado do mundo.
Mas no dia do teu primeiro aniversário, eu quero falar-te da tua mãe.
Como já deves ter percebido, és um menino cheio de sorte. Calhou-te a melhor mãe que podias ter: a minha irmã.
A tua mãe, para além de ser linda de morrer por fora, consegue ser ainda mais linda por dentro.
Não há pessoa mais bondosa e mais doce do que ela.
A tua mãe, ao contrário desta tua tia, é calma e ponderada.
A tua mãe sabe ouvir toda a gente. A tua mãe tem sempre uma palavra de conforto para quem a procura.
A tua mãe tem uma alegria contagiante, uma força e determinação invejáveis.
E, como já deves ter reparado, divido muitas vezes o colo dela contigo.
Colo manso, colo bom. O único que quero em certos dias, e que nunca me falha, não obstante a distância de 8000 km que nos separa.
Porque só a tua mãe tem este poder sobre mim: o de me conseguir acalmar sempre.
Mas sabes R, a vida enganou-se connosco, já que quis que nascêssemos primas. Porém o coração decidiu que seríamos irmãs.
E a tua mãe é a melhor irmã que eu podia ter pedido.
E esta é a primeira lição que te quero deixar no teu primeiro aniversário: no final é sempre o coração que manda.
Que saibas sempre saber ouvir a voz do teu coração, meu pequeno príncipe.
Muitos parabéns, meu sapeca.


Um comentário:

  1. E pelo que escreveste, isto é mesmo amor de irmã.
    Parabéns pelo aniversário do teu sobrinho!

    ResponderExcluir